• Rua dos Carijós, 141 - Centro - Belo Horizonte/MG
  • (31) 3080-0752 - (98277-2360) Zap
  • juridicosintectmg@gmail.com

Notícias

Trabalhadores denunciam o sucateamento do exame periódico

Trabalhadores denunciaram ao Sindicato que o exame periódico que está sendo realizado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT está sucateado e sequer solicita exames adicionais para constatar os problemas reais dos trabalhadores. 
Os trabalhadores da ECT, assim como a maioria dos trabalhadores de outras empresas anualmente são submetidos a exames periódicos para o controle da saúde do trabalhador e trabalhadora, cada um de acordo com a atividade exercida. Atividades como as realizadas pelos Correios podem causar danos físicos à saúde dos trabalhadores ou doenças ocupacionais que podem deixar sequelas permanentes, e por isso o exame periódico deve ser realizado com rigor e não dá forma que está sendo feita hoje. 
Os trabalhadores da base do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Correios e Telégrafos e Similares do Estado de Minas Gerais – SINTECT-MG que neste ano fizeram o exame periódico para continuar suas atividades, mais uma vez obtiveram um “aprovado” em seu ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) sem mesmo terem que apresentar nenhum tipo de exame laboratorial ou outro qualquer, para melhor diagnosticar sua aptidão para continuar a exercer a sua atividade. Desde 2015 quando a ECT retirou do exame periódico a mamografia obrigatória, o exame de próstata e vários outros exames, o periódico na verdade se tornou uma entrevista do médico com o trabalhador sem nenhuma exigência de exames complementares.  
A política de sucateamento está presente em todos os lugares e não seria diferente no processo do exame periódico. A tentativa de ”economia” em não solicitar exames adicionais não permite que os trabalhadores façam um diagnóstico mais apurado da sua condição física e psicológica necessária para dar continuidade à sua atividade profissional. Este é um questionamento que vários trabalhadores estão fazendo ao Sindicato. Com o surgimento de novas doenças no país, que tem sido apontadas como fator de influência na Economia, sucateamento e falta de investimento na saúde é preciso uma atenção e seriedade redobrada com a saúde do trabalhador, já tão afetada pela política de ataques a seus direitos, evitando assim um prejuízo maior para todos.


NÃO AO AUMENTO ABUSIVO DAS MENSALIDADES E COMPARTILHAMENTO!

PELA VOLTA DO CORREIOS SAÚDE!

NÃO À PRIVATIZAÇÃO DOS CORREIOS!