CDD SABARÁ: UM RETRATO DO DESCASO DA ECT COM OS TRABALHADORES

A radiografia do desleixo para com os trabalhadores do CDD Sabará é anterior à crise sanitária da COVID-19. . Depois de uma forte chuva ocorrida em janeiro deste mesmo ano, o setor foi inundado e ficou em péssimas condições com lama em todos os cantos. Acontece que  até o presente momento a direção da ECT sequer se dignou a fazer a limpeza/desinfecção do setor. Inclusive o Sindicato esteve no local e orientou que fizesse esse procedimento para evitar que os trabalhadores fossem contaminados por leptospirose, doença transmitida através da urina do  rato, que geralmente leva ao óbito.
A Empresa sabe que após as enchentes é preciso desinfetar o local para evitar a transmissão de doenças. Como não existe preocupação com a saúde dos trabalhadores, não se tomou providência alguma. Mesmo com a pandemia da COVID-19, em que seria extremamente necessária a higienização do setor, a direção da Empresa continua com a negligência e não toma providências para organizar o local de trabalho.
Em visita ao local o SINTECT-MG verificou que não existe o espaçamento necessário entre as mesas, não existe rodízio de horário de trabalho para evitar a aglomeração, a iluminação é totalmente deficiente nos escaninhos. Além disso as máscaras distribuídas são de péssima qualidade e em quantidade insuficiente, uma por pessoa. Todos os epidemiologistas orientam que as máscaras de pano/caseira podem ser usadas, mas devem ser trocadas a cada duas horas ou quando estiverem úmidas.  A qualidade da máscara e a quantidade insuficiente para uma jornada inteira de trabalho é prova que a Empresa não tem nenhuma preocupação com a saúde destes trabalhadores. A preocupação se mostra tão somente com o lucro. O CDD Sabará é caso de saúde pública, e vamos novamente acionar a vigilância sanitária do município para que sejam tomadas as medidas necessárias para garantir a saúde e a vida destes trabalhadores. São reivindicações dos trabalhadores de Sabará: Desinfecção/higienização do setor; fornecimento de máscaras de boa qualidade e em quantidade adequada para realização do Trabalho; rodízio nos horários de trabalho para evitar aglomerações; ajustes na iluminação para não prejudicar a visão dos trabalhadores e Respeito às orientações dos epidemiologistas, infectologistas e à OMS (Organização Mundial da Saúde), em respeito ao espaçamento necessário para preservação da saúde e vida.

A vida vale mais que qualquer lucro!
Chega de bandalheira!
Fora Bolsonaro e seu Governo.
Por um governo dos trabalhadores da cidade e do campo!