• Rua dos Carijós, 141 - Centro - Belo Horizonte/MG
  • (31) 3080-0752 - (98277-2360) Zap
  • juridicosintectmg@gmail.com

Comunicado à Imprensa - Contaminação CDD Glória

Nesta segunda-feira, dia 22 de junho de 2020, os trabalhadores dos Correios do CDD Glória, zona Oeste de Belo Horizonte, deflagraram uma greve ambiental. Este é um movimento legítimo, espontâneo, iniciado pelos próprios trabalhadores do setor após a informação de infecção de dois colegas de trabalho pelo novo coronavírus (Covid-19). O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Minas Gerais (SINTECT-MG), sindicato que representa estes trabalhadores, vem a público afirmar que comunga com esta paralisação dos trabalhadores do CDD Glória em prol da vida e que está prestando toda a assistência.

É importante esclarecer à população mineira que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafo (ECT) não está seguindo as orientações de saúde e as obrigações garantidas em liminar, concedida ao SINTECT-MG, que visam manter a segurança de seus funcionários diante da pandemia. A Empresa não presta o serviço de limpeza diária em muitas unidades de trabalho de Minas Gerais, não existe uma higienização efetiva, e não tem feito a entrega de máscaras em quantidade e qualidades suficientes para atender o efetivo do CDD Glória e demais unidades de trabalho. A Empresa se recusa a cumprir todos os encaminhamentos por ela mesma criados, a exemplo do que determina seu informativo interno (Primeira Hora), do dia 24/03/2020, onde fala das ações tomadas para evitar o contágio e proliferação do Vírus (item 6.2), afirmando que irá afastar os trabalhadores do setor caso haja algum caso confirmado na unidade de trabalho, fazer a desinfecção completa do local e manter os trabalhadores em trabalho remoto sem prejuízo das remunerações. Foi justamente para cobrar estes encaminhamentos que os trabalhadores do CDD Gloria iniciaram a greve ambiental, do contrário, além de colocar suas vidas e de seus familiares em risco, também colocaria os clientes em situação de exposição.

Os fatos narrados acima não deixam dúvidas quanto à existência de todos os elementos necessários para a deflagração da greve ambiental por parte dos trabalhadores do CDD Glória. Chamamos a população mineira a também se colocar ao lado dos trabalhadores em defesa da vida.