ASSEMBLEIA GERAL DO SINTECT-MG DÁ INÍCIO À CAMPANHA SALARIAL DA CATEGORIA

Em assembleia geral do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Correios e telégrafos e Similares do Estado de Minas Gerais – SINTECT-MG, realizada no último dia 16 de junho de 2020, no espaço aberto da sede do SINDADOS/MG, os trabalhadores dos Correios deram início a sua campanha salarial nacional, fazendo a aprovação da pauta nacional de reivindicações sugerida pela Fentect com ressalvas, escolhendo o membro que representará o Comando Nacional de Mobilização e Negociação e ainda aprovando todos os trâmites legais para prosseguimento da campanha salarial 2020/2021, com as ressalvas que resguardam os processos que envolvem a nossa sentença normativa que está sub-judice.
A direção do SINTECT-MG destacou que a campanha salarial este ano é imprescindível, haja visto a decisão liminar, monocrática do Ministro do Supremo Tribunal Federal - STF, que mudou duas cláusulas do nosso acordo coletivo. A primeira foi a clausula 79 – Vigência do Acordo que foi alterada de dois anos para somente um ano colocando a necessidade da campanha salarial presente. A segunda foi a cláusula 28 – Assistência médico, hospitalar e odontológica – que aumentou absurdamente as mensalidades do plano de saúde e onerando ainda mais os trabalhadores que tem os piores salários entre as estatais do País, que somos nós.
A Direção do SINTECT-MG explicou que a pauta enviada para os Sindicatos foi aprovada na maioria da direção da Fentect com o nosso voto contrário devido à pauta estar sendo rebaixada nas suas reivindicações. Deixamos claro que é um erro crasso ou uma traição imensa entrar com um pedido mínimo para a direção dos Correios, nesta campanha salarial. O Governo Federal, que já indicou politicamente outro ministro das comunicações para atacar nossos direitos, vai querer aproveitar da situação para retirar todos os direitos da categoria para privatizar a Empresa.  Externamos para os trabalhadores de todo País, através dessa assembleia a nossa posição que aprovou a pauta com diversos adendos para comtemplar os trabalhadores da nossa base territorial. Entrar com uma pauta rebaixada já é uma indicação que vai perder alguma coisa e neste momento os trabalhadores dos Correios não podem perder absolutamente nada e inclusive temos que cobrar a Participação nos Lucros ou Resultados – PLR, devido os diversos anúncios de lucro que a ECT vem anunciando.
Por fim, a assembleia também aprovou o companheiro Luiz Rocha do CDD Oeste, como negociador pela base do SINTECT-MG que irá acompanhar as reuniões de negociação sejam elas presenciais ou on-line, caso venham acontecer. Lembrando que essa direção da ECT nunca recebeu nenhum representante da categoria para debater qualquer assunto relativo aos direitos dos trabalhadores.
O SINTECT-MG reafirma o compromisso de luta e conclama todos os trabalhadores a lutarem nesta campanha salarial contra a retirada de direitos, em defesa do Correio público e de qualidade e em defesa da vida.