Aloysio Nunes é novo líder do governo no Senado

aloysio nunes discursa pelo impeachmentDepois consultar os machista da base aliada sobre a possibilidade de colocar como líder do governo no Senado uma mulher, Ana Amélia (PP-RS) ou Simone Tebet (PMDB-MS), Michel Temer acabou escolhendo Aloysio Nunes (PSDB).

Foi uma tímida tentativa de Temer de afrouxar um pouco a péssima imagem causada pela nomeação de um ministério totalmente masculino e branco. Não foi desta vez, porque a sua “base aliada” desde o processo de impeachment de Dilma, mostrou sua verdadeira face machista, racista e homofóbica.

A negociação para que Nunes assumisse a liderança passou pela tutela de Aécio Neves que é o presidente nacional do PSDB. Esta indicação é parte de um acordo que colocará Eunício Oliveira (PSDB) na presidência do Senado em 2017. O PSDB precisa galgar cargos chaves porque fica cada vez mais escancarado a sua participação nos esquemas de corrupção que apareceram nos últimos anos.

Aloysio Nunes, que foi vice na Chapa de Aécio Neves na última eleição presidencial, é acusado em inquérito por uso de caixa dois, conforme citação de Ricardo Pessoa, ex-presidente da empreiteira UTC. Em tempos passados lutou contra a ditadura militar, foi filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). Atuou na Aliança Libertadora Nacional (ALN) liderada por Carlos Marighella do qual foi motorista e guarda-costas. Mas também foi vice governador em São Paulo de um adepto da ditadura militar, Luiz Antônio Fleury Filho. Desde 1997 está no PSDB e é dos nomes fortes do tucanato.

Dele não se precisa esperar nada de positivo para os trabalhadores, apesar do seu “discurso competente” que vai muito além da tagarelice de Aécio Neves e Fernando Henrique Cardoso, assim como de todo o séquito montado pelo presidente interino e “provisório” Michel Temer.

[Marcos W Lima - 01.06.2016]