Assalto, sucateamento e falta de segurança nos Correios

atiradorO primeiro semestre de 2017 foi muito problemático para os trabalhadores do Correios e a população em geral. Diversos ataques foram intensificados, visando retirar todos os nossos direitos democráticos. A privatização dos Correios está batendo a porta. Essa situação nos coloca a necessidade, cada vez maior, de uma intervenção firme por parte dos setores que serão atingidos pelas mudanças na prestação de serviços postais prestados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

O sucateamento já denunciado tem como finalidade única a entrega da Empresa para o controle da iniciativa privada (privatização). As milhares de demissões tornarão o exercício das atividades, nos diversos setores, extremante penosos. O desgaste aumentará a cada dia o número de trabalhadores afastados por excesso de trabalho e assédios constantes.

Mas não fica por aí. A ECT tem elevado a prestação dos serviços com outros campos de atuação como, por exemplo, no ramo bancário, telefonia e outros. Isso tem causado muitos transtornos para os trabalhadores, que têm sofrido ataques de todos os lados, não só da população usuária, mas também com o aumento cada vez maior de assaltos. As Agências, ao acumular a função bancaria, virou alvo fácil dos assaltantes, uma vez que não há qualquer medida de segurança.

Coincidentemente, neste mês de junho, dois dos principais setores de distribuição dos Correios, localizado na cidade de Betim, foram assaltados de forma seguida. A impressão que se dar é que os setores foram monitorados pelos assaltantes em busca de alguma mercadoria ou objeto específico, que não são de conhecimento dos trabalhadores, mesmo porque os carteiros transportam e entregam todo tipo de mercadoria, com mais ou menos valor, sem saber do que se trata.

O SINTECT-MG orienta, mais uma vez, aqueles que estão em situação de risco, que já sofreram assalto, que denunciem para o seu Sindicato para que possam ser tomadas as providências cabíveis. Essas medidas devem estar alinhadas com a ação prática da nossa categoria, a única forma de fazer com que a Empresa melhore as condições de trabalho e segurança de todos os trabalhadores que têm sido vítimas do descaso da direção da ECT e do governo golpista.

Para o segundo semestre que se inicia, é preciso que os trabalhadores dos Correios estejam preparados e organizados para a Campanha Salarial e a unificação das principais categorias de trabalhadores, que também se encontram na mira dos ataques imperialista, que vem impondo uma política de recessão e miséria contra os países pobres de toda a América Latina.

A condição colocada para barrar essa situação passa pela organização da grande massa trabalhadora para o enfrentamento que está colocado para o próximo período de lutas.

Pela unificação das lutas
Contra todas as reformas
Por um governo dos trabalhadores da cidade e do campo
Não à privatização dos Correios