URGENTE! SURTO DE COVID DENTRO DAS UNIDADES DE TRABALHO

SURTO DE COVID DENTRO DAS UNIDADES DE TRABALHO

A nova variante do Coronavírus, Ômicron, faz disparar de forma alarmante o número de casos de contaminação por Covid-19, no estado de Minas Gerais. Segundo reportagem do G1, Minas Gerais bateu pela 3ª vez o número de casos conhecidos de contaminação pelo vírus. No último sábado, dia 15 de janeiro, foram 19153 casos confirmados em 24 horas.

Segundo o médico infectologista, membro do comitê de enfrentamento ao Coronavírus da Prefeitura e Belo Horizonte, Carlos Starling, “a Ômicron é uma variante com um nível de transmissibilidade que a gente ainda não tinha visto nesta epidemia e não comparável a qualquer outro agente infeccioso. É mais transmissível que catapora e sarampo.”

Diante deste contexto, nas últimas semanas viemos acompanhando com preocupação o número crescente de casos confirmados dentro das unidades de trabalho, mais de 100 unidades confirmadas até o momento.  Já é possível observar que algumas unidades estão com números super reduzidos de trabalhadores devido a contaminação.

O SINTECT-MG alerta! O momento exige que não deixemos de continuar tomando todos os cuidados de proteção contra a contaminação. Muito importante não deixar de tomar a vacina para evitar os sintomas mais graves da doença e diminuir o risco de morte.

Em alguns setores a gestão ainda trata o assunto com negligência e descaso e vamos denunciar todos esses casos ao Ministério Público do Trabalho. Caso você esteja presenciando essa situação na sua unidade de trabalho denuncie!

O sindicato possui ação judicial sobre a contaminação por covid-19, com sentença que obriga a ECT a fornecer máscaras diárias, descartáveis, álcool em gel 70% em frascos individuais, para cada carteiro, afastamento de empregados contaminados e todos os demais trabalhadores do setor, testagem por conta da ECT (sem custo), higienização e limpeza básica de todas as unidades a cada 3 horas. Itens que nunca foram cumpridos pela ECT, mas, o SINTECT-MG na defesa de sua base territorial continuará exigindo judicialmente sob pena de restar caracterizado a responsabilidade administrativa e empresarial da DR/MG.

O SINTECT-MG já notificou a Empresa sobre a contaminação de mais de 100 unidades de sua base territorial, ocorridas entre 01/01/22 e 18/01/22 e continuará notificando todas as unidades que tiver conhecimento, além de acionar o Ministério Público do Trabalho e as Secretarias de Saúde de cada município.

Em caso de contaminação, exija a emissão de CAT a ECT e caso haja negativa da empresa, procure o sindicato através do número whats app: 31982772360 (somente mensagens), anexando resultado do exame, ficha cadastral, atestado médico, estado civil e último dia trabalhado.

Importante ressaltar que proteger a si mesmo é proteger também as pessoas ao seu redor.