• Rua dos Carijós, 141 - Centro - Belo Horizonte/MG
  • (31) 3080-0752 - (98277-2360) Zap
  • juridicosintectmg@gmail.com

Notícias

PRESSÃO PSICOLÓGICA E FALTA DE CONDIÇÕES DE TRABALHO NO CDD LESTE – EFETIVIDADE DE ENTREGA NA PRIMEIRA TENTATIVA

PRESSÃO PSICOLÓGICA E FALTA DE CONDIÇÕES DE TRABALHO NO CDD LESTE – EFETIVIDADE DE ENTREGA NA PRIMEIRA TENTATIVA 

Chegou ao conhecimento do SINTECT-MG mais uma alarmante situação do CDD Leste em Belo Horizonte. Já não é de hoje que o sindicato vem denunciando os problemas da unidade. A falta de condições de trabalho, falta de efetivo e má gestão do setor, vem agravando a cada dia os problemas no CDD. Novamente a solução encontrada pela gestão para os problemas na unidade, é a transferência total da responsabilidade para os trabalhadores, se eximindo completamente das suas obrigações e deveres na ECT. 
A denúncia da vez é que a gestão local vem aplicando termos de informações para os carteiros explicarem o motivo de não atender 93% da efetividade de entrega dos objetos qualificados. A questão parece até uma piada de mal gosto, visto as péssimas condições de trabalho, clima organizacional e a péssima qualidade e falta de rede de internet dos smartphones disponíveis para trabalho. 
Há anos a empresa vem sendo sucateada, não existe sequer as mais remotas condições de trabalho por falta de efetivo, distritos cada vez maiores e aumento vertiginoso, mais de 200% no último ano, da entrega de objetos registrados. A política de privatização e sucateamento imposta pelo governo federal nos correios dá suporte para a direção da empresa pôr a culpa nos trabalhadores do CDD Leste, que tentam fazer o impossível para realizar as atividades, sendo verdadeiros heróis e heroínas, dadas as faltas de condições básicas de labor. 
O chamado indicador EPTC é mais uma ferramenta de pressão, opressão, assédio empresarial e psicológico, transferindo para os carteiros a responsabilidade pela falta de condições de trabalho, criada pela própria direção da empresa, que segue a cartilha do Governo Federal, que é sucatear para privatizar. 
O SINTECT-MG, orienta os trabalhadores que a informação solicitada sobre as baixas realizadas durante o trabalho, se encontram no próprio sistema do smartphone, portanto, não há necessidade de responder algo diferente do que já foi lançado durante o dia de trabalho, já que os códigos lançados no sistema são autoexplicativos, como é o caso do Código 46 – Entrega não efetuada, que é lançada corretamente quando um empregado não conseguiu realizar a tentativa de entrega pelos mais variados motivos. 
Muito importante que os companheiros se mantenham atentos aos documentos apresentados pela gestão de unidade laboral da base territorial do SINTECT-MG pois algumas gestões colocam para os trabalhadores assinarem documentos com informações inverídicas ou que tentam responsabilizar o trabalhador por alguma coisa que ele não fez. O objetivo do indicador EPTC é, único e exclusivo, pressionar psicologicamente os carteiros. Realizar o trabalho na base desta pressão, acarreta maior número de erros durante a atividade e cria um ambiente propicio ao adoecimento, ocasionado pelo assédio empresarial perpetuado e indiscriminado.
 
NÃO À PRESSÃO PSICOLÓGICA!
DENÚNCIE AS IRREGULARIDADES DO SEU SETOR!
NÃO À PRIVATIZAÇÃO DOS CORREIOS!