• Rua dos Carijós, 141 - Centro - Belo Horizonte/MG
  • (31) 3080-0752 - (98277-2360) Zap
  • juridicosintectmg@gmail.com

Notícias

ELEIÇÃO DAS CIPAS NAS UNIDADES DE TRABALHO

ELEIÇÃO DAS CIPAS NAS UNIDADES DE TRABALHO

O SINTECT-MG vem cobrando periodicamente que as eleições para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, ocorra nas unidades de trabalho. Importante que os companheiros saibam o quanto é importante esta comissão. 
Por ela temos a possibilidade de exigir melhorias e acompanhar mudanças nas condições trabalho dentro dos setores. O momento exige organização de todas completa e constante para barrar as arbitrariedades dentro das unidades de trabalho e a CIPA é uma importante ferramenta. 
Para que a CIPA funcione, além de sua constituição através das eleições, é fundamental que exista um calendário de reuniões periódicas bem definido e que o “cipista” eleito conste em Ata todos os problemas identificados no setor de trabalho e cobre insistentemente a regularização. Problemas estes que podem e devem ser apontados também pelos próprios colegas de trabalho, para que sejam colocados como ponto de pauta na reunião da comissão. 
Vivemos um período em que a Empresa tenta de várias formas ocultar as irregularidades nos setores de trabalho. Portanto, é de suma importância que a CIPA seja ativa, consciente e com companheiros firmes. 
A situação nos setores de trabalho está tão preocupante que, nesse momento, até o direito a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) está sendo negado ao empregado, sob as mais diversas desculpas esfarrapadas. A ação conjunta entre a CIPA e os sindicatos é imprescindível, inclusive para que possamos fazer pressão junto a MPT (Ministério Público do Trabalho) no sentido de assegurar que seja cumprido o que determina a legislação, por isso a importância das atas de reunião da CIPA serem bem feitas e com regularidade. 
Exija a eleição da CIPA no seu setor de trabalho! Apoie companheiros sérios, que levarão para comissão os reais problemas do setor de trabalho. Por uma CIPA ativa, que de fato será mais uma ferramenta dos trabalhadores contra as péssimas condições de trabalho, que hoje é comum nos setores.

ELEIÇÕES DA CIPA JÁ! 
CONTRA AS PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE TRABALHO!
NÃO À PRIVATIZAÇÃO DOS CORREIOS!