• Rua dos Carijós, 141 - Centro - Belo Horizonte/MG
  • (31) 3080-0752 - (98277-2360) Zap
  • juridicosintectmg@gmail.com

Notícias

EXPLOSÃO DE ENCOMENDA NO CDD RIBEIRÃO DAS NEVES COLOCA A SAÚDE DOS TRABALHADORES EM RISCO

EXPLOSÃO DE ENCOMENDA NO CDD RIBEIRÃO DAS NEVES COLOCA A SAÚDE DOS TRABALHADORES EM RISCO

O SINTECT-MG vem acompanhando com preocupação o caso ocorrido no CDD Ribeirão das Neves no dia 16 de maio, uma encomenda explodiu dentro do setor de trabalho, levando ao pânico na unidade e ferindo funcionários do setor. 
No dia seguinte ao ocorrido foi enviada uma carta (CT-293/2022) para a direção da empresa exigindo emissão CAT por parte da ECT para todos os trabalhadores da unidade, incluindo funcionários próprios e terceirizados, pois não se sabe ao certo o quanto é prejudicial o gás que foi vazado pelo objeto que explodiu. 
Cumpre ressaltar a omissão empresarial quando nega o encaminhamento dos funcionários envolvidos ao serviço de saúde, que tiveram que se deslocar para atendimento por conta própria. Além disso, é fácil detectar que o produto não nunca poderia ter sido encaminhado pelos Correios, conforme seus manuais internos, devendo ser transportado por empresas especializadas de acordo com as normas técnicas que regem o tema. 
Portanto é necessários que a Empresa abra processo administrativo imediatamente para apuração da irregularidade cometida no encaminhamento do objeto que explodiu, a fim de identificar a origem da unidade que postou tal objeto e apuração se houve negligência no despacho de tal encomenda. 
Até o momento a Empresa em mais um caso de negligencia não se manifestou sobre as exigências feitas por esta entidade sindical. A medicina do trabalho tem obrigação de entrar em ação e acompanhar todos os envolvidos neste acidente, quais trabalhadores sejam, próprios ou terceirizados. 
O acidente ocorreu em decorrência do trabalho, caracterizando o nexo causal e caso ocorra algum tipo de sequela nos trabalhadores afetados, que todo o tratamento seja custeado pela ECT. Por isso a importância de se emitir a CAT.
O SINTECT-MG continuará acompanhando atentamente a situação dos companheiros do CDD Ribeirão das Neves e exigindo que a assistência a estes trabalhadores seja efetiva. A responsabilidade pela saúde destes companheiros é da ECT. 

SAÚDE É COISA SÉRIA! 
EMISSÃO DA CAT JÁ! 
CHEGA DE NEGLIGÊNCIA!