ERRO CRASSO OU POLÍTICA DE PRIVATIZAÇÃO?

DEPOIS DE FECHAR UM DOS MAIS IMPORTANTES CENTROS DE TRATAMENTO DE CARTAS E ENCOMENDAS DO INTERIOR A DIRETORIA REGIONAL DE MINAS GERAIS É OBRIGADA REATIVAR O CTCE VARGINHA

No final do ano de 2018, o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Minas Gerais - SINTECT-MG, denunciou veementemente em seus canais de comunicação as terríveis consequências, para os trabalhadores e população em geral, que acarretariam o fechamento do Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas - CTCE de Varginha. No dia 01 de abril de 2019, a direção do Sindicato, representada por Thiago de Oliveira e Robson Silva, estiveram presentes na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores da cidade d Varginha, e denunciaram o absurdo que estava acontecendo, inclusive com grande prejuízo para os trabalhadores e a população local. Mesmo com todos os avisos da representação dos trabalhadores, a direção dos Correios em Minas Gerais acabou encerrando as atividades do setor contribuindo com a política de privatização dos Correios. Depois de toda a “lambança”, a direção dos Correios de Mina Gerais se viu obrigada a reativar as atividades da unidade de trabalho.
Agora, depois de 3 anos, a Diretoria Regional dos Correios de Minas Gerais percebeu o erro cometido, ao fechar a unidade no interior. Naquela época, o principal argumento apresentado pela Empresa, para fechamento do CTCE Varginha, foi a construção do novo complexo operacional de Contagem que iria centralizar toda a carga de mensagens e encomendas, transformando os centros do interior em apenas Entrepostos.
Acontece que com a saturação do complexo em Contagem e a busca para reduzir prazos, recebemos a informação, que tiveram que “reavaliar a estratégia de mercado”. Mas esqueceram um detalhe, o recurso humano. A Empresa desmembrou um dos principais centros de tratamento do estado na região do sul de Minas. A mudança foi o gatilho para que muitos dos trabalhadores aderissem ao Programa de Demissão – PDIA, pois nenhum trabalhador que mora no sul de Minas (400km de distância) conseguiria ser realocado no Complexo de Contagem. Os que não saíram do Sul de Minas,  foram obrigados sob muito terrorismo, se realocarem em outras unidades de trabalho. Agora querem efetivamente iniciar as atividades sem a mão de obra necessária para realizar o serviço.
Se analisarmos os fatos deste desmonte do CTCE Varginha em 2019, a mesma estava alinhada com a política do Governo Federal de privatização e entrega das estatais.  Não observar o prejuízo para as operações da Estatal, mostra que pode não ter sido um erro, mas sim a real estratégia de literalmente desmontar o CTCE, para voltar a operar anos depois com trabalhadores terceirizados, com contratos precarizados, em alguns casos recebendo menos que um salário mínimo, reflexo da política de retirada de direitos promovida pela reforma trabalhista.
Neste sentido, vamos ter que lutar muito nesta Campanha Salarial para exigirmos que a Empresa contrate mais trabalhadores via concurso público e que tenha respeito aos trabalhadores do CTCE Varginha e de todo País!

NÃO AO FECHAMENTO DOS CENTROS DE TRIAGEM DO INTERIOR!
NÃO À PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO!
POR CONTRATAÇÃO JÁ!