• Rua dos Carijós, 141 - Centro - Belo Horizonte/MG
  • (31) 3080-0752 - (98277-2360) Zap
  • juridicosintectmg@gmail.com

Notícias

ASSÉDIO MORAL COLETIVO - EXPLODEM DENÚNCIAS DE FALTA DE PAGAMENTOS DE HORAS EXTRAS

ASSÉDIO MORAL COLETIVO - EXPLODE DENÚNCIAS DE FALTA DE PAGAMENTOS DE HORAS EXTRAS

Recebemos a denúncia de trabalhadores de diversos setores, que em uma atitude completa de desrespeito e intransigência, a direção da ECT está realizando descontos irregulares nos contracheques dos trabalhadores, tentando implantar, sem acordo com a representação dos trabalhadores, o famigerado banco de horas, através da instalação dos relógios de ponto. O aparelho registra a chegada, saída e o intervalo de almoço para os funcionários, porém, quando o trabalhador passa do horário, por qualquer motivo a Empresa não está pagando as horas extras, mesmo que sejam por necessidade maior, como baixa nos terminais do setor, que são insuficientes para todos das unidades realizarem as baixas dentro do prazo, sem que isto impacte no horário de saída dos colaboradores.

Por outro lado, quando o trabalhador tem atraso de alguns minutos, este fica “devendo hora” e a direção da ECT efetua o desconto no contracheque imediatamente no fim do mês. O trabalho aos sábados também está muito confuso, pois existem trabalhadores que foram retirados dos sábados sem saber e estão sendo convocados sistematicamente para laborar estes dias, ficando sem receber o TFS e os tickets devidos pelo trabalho prestado. Quando a Empresa faz convocações para o trabalho aos domingos e feriados, mesmo que não haja qualquer necessidade de trabalho ou justificativa real para tais convocações, como diversas imagens e notificações que recebemos dos mais variados setores, a ECT não dá a opção para o trabalhador tirar 2(duas) folgas compensatórias, indo contrária ao que ela alegou na ação pleiteada pelo SINTECT-MG para garantir o direito a folgas dos trabalhadores da base territorial. Ou seja, os Correios estão MENTINDO para o judiciário.

Esta situação é um completo absurdo, são dois pesos e duas medidas. Quando se trata de pagar, há a maior morosidade possível, inclusive com retenção indevida de valores dos trabalhadores e, para descontar dos trabalhadores, é uma proficiência de dar inveja, executam em tempo recorde, justamente para prejudicar a vida do trabalhador, que atende a convocação no seu dia de repouso e é completamente ignorado pela Empresa, escancarando a política de total desrespeito com os funcionários. 

A direção do sindicato já notificou a ECT através de cartas, que ainda não obtivemos retorno até a presente data, demonstrando o completo descaso e pirraça da ECT, e, estando esta demanda judicializada aguardando decisão do desembargador do TRT3.

Precisamos e iremos vencer esta intransigência da direção da ECT e, nós não vamos nos calar diante de tantos ataques. 

ESTÁ ACONTECENDO COM VOCÊ? DENUNCIE! 
NÃO AO BANCO DE HORAS! 
NÃO AO CALOTE DAS HORAS EXTRAS! 
FORTALEÇA A LUTA JUNTO COM O SEU SINDICATO!