SISTEMA DE DISTRITAMENTO (SD) ENGANOSO E LESIVO À POPULAÇÃO E AOS TRABALHADORES

A política de desmonte da ECT pelo atual governo não para e a sensação de fim de feira, do quanto pior melhor, para a atual direção, é cada vez mais evidente dentro dos setores de trabalho. Na tentativa de acabar com a entrega postal e precarizar ainda mais as condições de trabalho, a ECT vem realizando alterações no SISTEMA DE DISTRITAMENTO (SD), nos setores de entrega, no intuito de diminuir a quantidade de distritos nas unidades e aumentar substancialmente o tamanho dos distritos de distribuição, fazendo alterações a toque de caixa, sem levar em consideração a realidade atual dos correios, que conta com déficit de funcionários, sendo o último concurso realizado em 2011.

É preciso uma mudança urgente no modo de cálculo e parâmetro utilizado no sistema responsável por colher as informações, SD, pois não leva em consideração o tamanho de percorrida, com aumento absurdo do tempo de rua e de deslocamento, além de criar uma situação extremamente extenuante aos carteiros e carteiras que fazem a entrega externa. O atual sistema não leva em consideração, também, o tempo improdutivo dos distritos, limita o modo como pode ser feito a entrega seja em L, U, etc.

O SD, de forma geral. não contabiliza de forma correta o trabalho interno, o tempo despendido dentro das unidades na organização dos distritos e demais atividades preparatórias para a realização da entrega externa, o que prejudica e muito as unidades.

Com o aumento absurdo de percorrida, que chega a dobrar a distância caminhada diariamente pelos carteiros, o serviço do carteiro pedestre está sendo migrado para carteiro de bicicleta, porém não se leva em consideração que, em diversos setores é impossível a entrega com bicicleta, devido à topografia do local, onde predomina-se morros e onde não há local destinado ao tráfego de bicicletas, tendo os carteiros que acessar vias de alta velocidade, disputando espaço com carros, caminhões e demais veículos, correndo risco de acidentes diários.

Outra questão grave é que nos locais onde existe o carteiro de bicicleta, a ECT não fornece nenhum EPI para a proteção dos mesmos, como capacete, roupas adequadas, etc. Também não há manutenção adequada e preventiva das bicicletas, colocando a vida dos trabalhadores expostas a diversos tipos de riscos.

O REDISTRITAMENTO através da reestruturação via SD nas unidades, nada mais é do que uma cortina de fumaça, uma forma irresponsável de esconder e maquiar a triste realidade da Empresa, que é a falta de efetivo para a realização adequada e de qualidade do serviço e a necessidade urgente de concurso público.

O SINTECT-MG inclusive já solicitou a participação nestas avaliações de SD, realizadas de forma incorreta pela ECT nas unidades e, que estão sendo realizados sem a participação do sindicato, descumprindo cláusula de acordo coletivo, com o intuito de avançar desesperadamente com estas avaliações indevidas e tendenciosas por parte da DR/MG. O SINTECT-MG já reiterou o pedido com o cronograma de SD’s previstos, para realização de acompanhamento dos setores e intervenção quando necessário.

Os trabalhadores e trabalhadoras não podem continuar a absorver o serviço de 3, 4 trabalhadores, sobrecarregando sobremaneira sua condição de trabalho, com esforços sobre humanos para atender a demanda da população, garantindo o papel social da ECT, enquanto os diretores da Estatal ficam em seus escritórios e salas com ar condicionado, criando regras e situações danosas à saúde dos trabalhadores do piso operacional, sem ter qualquer capacidade de avaliação e conhecimento da realidade destas unidades laborais, abrindo de forma irresponsável, Planos de Desligamentos Incentivados PDI’s, no intuito de enxugar ainda mais o quadro de funcionários, única e exclusivamente para facilitar e acelerar o projeto de privatização da ECT. A precarização do trabalho nos Correios é parte das táticas para diminuir os custos trabalhistas e facilitar a privatização da Empresa.

QUE SEJA INTERROMPIDO IMEDIATAMENTE ESSES SD’S, E QUE A EMPRESA DISPONIBILIZE OS DADOS, E QUE A PARTICIPAÇÃO DO SINDICATO SEJA GARANTIDA, ASSIM COMO O PREVISTO EM ACORDO COLETIVO!

CONCURSO PÚBLICO JÁ!

NÃO AO SD DA MORTE!