• Rua dos Carijós, 141 - Centro - Belo Horizonte/MG
  • (31) 3080-0752 - (98277-2360) Zap
  • juridicosintectmg@gmail.com

Notícias

Todo apoio a Vinicius Júnior. E à luta contra o racismo no mundo e no Brasil

Todo apoio a Vinicius Júnior. E à luta contra o racismo no mundo e no Brasil

Para a secretária de Combate ao Racismo da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), Elaine Cristina Ribeiro, é fundamental entender que o preconceito racial é uma violação dos direitos humanos e deve ser combatido em todas as suas manifestações. Qualquer manifestação racista é crime e deve ser combatida com todo o rigor da lei. Quem praticar atos de preconceito deve responder criminalmente por eles.

Os recentes ataques racistas contra Vinicius Júnior, atacante brasileiro do Real Madrid, da Espanha, são inaceitáveis e devem ser denunciados. É importante que as autoridades esportivas, governamentais e sociais trabalhem juntas para condenar o racismo e criar medidas para prevenir futuros casos de intolerância e discriminação racial no esporte e em todas as outras esferas da vida. Como um agente de mudança, podemos nos unir em solidariedade contra o racismo e promover a igualdade racial e a dignidade humana em todo o mundo.

Estamos ao lado de Vinicius Júnior. Mas, Elaine Ribeiro avalia que não podemos esquecer que a repercussão na mídia mundial dos ataques sofridos por ele tive tal amplitude por envolver um jogador do maior time da atualidade. O que não se compara ao tratamento que é dado aos casos que acontecem diariamente no Brasil, nação com uma maioria de afrodescendentes que vive sob uma vergonhosa realidade de discriminação racial, em que negras e negros lideram os índices de vítimas de violência e repressão pelas forças de segurança pública. E estão sufocados pelo racismo estrutural, uma das formas mais nocivas de práticas discriminatórias, institucionais, históricas, culturais dentro de uma sociedade que frequentemente privilegia algumas raças em detrimento de outras. Um país onde ainda impera a desigualdade de oportunidades de raça e gênero, principalmente no mercado de trabalho.

A luta antirracismo é diária e estamos juntos com Vinicius Júnior. Racistas, não passarão!

Via: CUT Minas