
No dia 22 de outubro de 2025, Minas Gerais assistiu a um dia histórico de mobilização da classe trabalhadora. Servidores e empregados da COPASA entraram em greve contra o projeto de privatização da companhia, que ameaça transformar um serviço essencial — o abastecimento de água — em mercadoria para o lucro de poucos.
Enquanto isso, os trabalhadores e trabalhadoras dos Correios também cruzaram os braços em diversas unidades do estado, paralisando as atividades em protesto contra a falta de limpeza nos setores e para cobrar que as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2025/2026) avancem e tragam respostas concretas às reivindicações da categoria.
A greve da COPASA expressa a resistência popular contra a entrega do patrimônio público e da soberania do saneamento mineiro. A paralisação nos Correios, por sua vez, escancara a realidade de descaso e precarização que os ecetistas enfrentam diariamente, com ambientes insalubres e ausência de condições básicas de trabalho.
Lutas que se encontram
O ato unificado realizado em Belo Horizonte reuniu trabalhadores da COPASA, Correios e de outras categorias, fortalecendo a luta contra as privatizações, pela valorização do serviço público e pela dignidade no trabalho.
A mobilização mostrou que as pautas se somam: defender a COPASA pública é defender o direito do povo à água e ao saneamento; lutar por melhores condições nos Correios é garantir que o Brasil continue tendo uma empresa pública forte, que chegue a todos os cantos do país.
O recado está dado!
Exigimos condições dignas de trabalho, respeito às pautas da categoria e avanço nas negociações do ACT.
E deixamos claro: não há serviço público de qualidade sem trabalhadores valorizados.
Convocamos a todos os trabalhadores dos Correios a ampliar a mobilização de base e abraçar de forma definitiva e ferrenha esta luta, que impacta a vida de todos os cidadãos mineiros. Temos que fazer a pressão para que o ACT de fato ocorra e nossas reivindicações sejam atendidas e encampar também a luta contra a privatização da COPASA. Água é vida, e a vida não se negocia!
NÃO À PRIVATIZAÇÃO DOS CORREIOS!
CHEGA DE ENROLAÇÃO! NEGOCIAÇÃO JÁ!
NÃO À PRIVATIZAÇÃO DA COPASA!
ÁGUA DA PRIVADA NÃO DÁ PRA ENGOLIR!