NOTA DE INFORMAÇÃO DO SINTECT-MG SOBRE O CORONAVÍRUS

Na última semana, o Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Correios e Telégrafos e Similares do Estado de Minas Gerais – SINTECT-MG solicitou
informações e esclarecimentos sobre quais medidas de precaução a direção da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT tomando para resguardar a saúde dos trabalhadores, bem como se há algum plano de ação para evitar a propagação do coronavírus dentro da Empresa.
Enquanto a direção da ECT dá respostas evasivas para a FENTECT e não atua de forma séria quanto à pandemia de coronavírus, os trabalhadores se desesperam.
Uma Empresa do porte dos Correios com mais de 100 mil trabalhadores já deveria ter anunciado um plano de ação para salvaguardar os seus funcionários com, por
exemplo, o fornecimento de EPI (mascaras, luvas e álcool em gel) que até agoranão chegou às mãos dos trabalhadores.
Várias outras empresas estão tomando suas posições diante da pandemia e os funcionários dos Correios estão ficando mais apreensivos devido à ausência de informações sobre a situação. Vários trabalhadores estão entrando em contato com o Sindicato para relatar que estão com medo, pois a ECT não forneceu nenhum Equipamento de Proteção Individual (EPI) e nem orientações para o tratamento com o público. No caso das mulheres com filhos pequenos a situação é ainda pior, pois os Estados brasileiros estão suspendendo as aulas em todas as escolas para evitar o contágio das crianças e as mães não tem com quem deixar os filhos para irem trabalhar. Entendemos que a ECT deve liberar as mães de crianças e adequar o horário de trabalho dos ecetistas já se preparando para a interrupção do serviço de Correios em todo território nacional visando resguardar os trabalhadores e a própria população do contato direto e risco de contaminação.
Entendemos que o Correio deve atuar de forma social como sempre atuou em casos de emergência nacional com distribuição de remédios e vacinas para garantir o bem estar do povo. Diante da situação que consideramos gravíssima a direção do SINTECT-MG não poupará esforços para garantir os
meios de proteção à saúde dos trabalhadores e o impedimento da propagação de transmissão do vírus. Vamos lutar para que a ECT dê respostas quanto aos problemas apresentados acima, mesmo que seja através de medidas judiciais para que a Empresa para de negligenciar o problema e atue no sentido de resguardar as vidas
dos seus trabalhadores.