• Rua dos Carijós, 141 - Centro - Belo Horizonte/MG
  • (31) 3080-0752 - (98277-2360) Zap
  • juridicosintectmg@gmail.com

Notícias

FENTECT ENTRA NA JUSTIÇA PARA GARANTIR PERMANÊNCIA DE QUARENTENA AOS TRABALHADORES QUE COABITAM COM GRUPOS DE RISCOS

Diante das tentativas contínuas de ataques aos trabalhadores dos Correios, vindas do presidente Floriano Peixoto e da política do governo do presidente Jair Bolsonaro que mais uma vez tenta prejudicar aqueles que são mais vulneráveis diante da pandemia mundial do coronavírus, o presidente Floriano Peixoto baixa medida de revogação unilateral da autodeclaração feita por funcionários que coabitam com grupos de risco para que voltem as atividades laborais. Querem, de forma irresponsável e criminosa, que os trabalhadores deixem a quarentena e voltem a colocar a vida daqueles que amamos cada vez mais propícia à contaminação desse vírus que já matou milhares de pessoas mundo a fora.

 

A FENTECT já vem denunciando essa postura irresponsável do presidente Floriano Peixoto, que tenta se alinhar a todo custo à Jair Bolsonaro para implantar o isolamento vertical e acabar com isolamento social horizontal, que de fato é eficaz na contenção do contágio em massa. O general coloca em risco a vida dos trabalhadores só para marcar ponto com seu guru. Nesse sentido, a FENTECT, na busca por preservar a vida dos trabalhadores dos Correios e de seus familiares, entrou na 4° vara de Justiça, em Brasília, postulando a continuidade dos trabalhadores que coabitam com crianças em idade escolar, e com grupos de riscos, para que permaneçam na quarentena, e minimizem a possibilidade de contágio da Covid-19 para aqueles que amamos como nossos pais e avós.

 

A FENTECT e seu departamento jurídico vem atuando de forma pró-ativa para assegurar não só os direitos materiais, mas também o direito à vida dos trabalhadores dos Correios e de seus familiares. Portanto, seguem abaixo algumas orientações da FENTECT aos trabalhadores:

 

1) Nenhum trabalhador deve assinar o termo de revogação da autodeclaração, como a ECT orientou em seu informativo;

2) Nenhum trabalhador deve atender a qualquer convocação feita por meio informal, como ligação telefônica, mensagem Whatsapp ou email particular do seu gestor imediato;

3) Havendo a convocação para retorno as atividades, o trabalhador tem que ser comunicado com 48 horas de antecedência;

4) O trabalhador que for convocado deve pedir, por meio do SEI, reconsideração por natureza da grave ameaça de contágio aos seus coabitantes;

5) Sendo negado o pedido, o trabalhador deve encaminhar os documentos para o sindicato local para que o jurídico entre com mandado de segurança para garantir a permanência da quarentena.


A FENTECT continuará com sua diretoria de prontidão e vigilante para que o governo Bolsonaro e o presidente Floriano Peixoto não implementem nenhuma ação que coloque em risco a vida dos trabalhadores ecetistas e não aceitará nenhuma retirada de direitos. A FENTECT segue na LUTA pela vida porque o lucro não pode estar acima dela!

 

#FORAFLORIANOPEIXOTO


#MINHAVIDAVALEMAISQUEOLUCRO


#NÃOÀPRIVATIZACÃO

 

Fonte: FENTECT. Confira a matéria na íntegra clicando aqui.