DENÚNCIA! CDD OESTE: FALTA EFETIVO E CONDIÇÕES DE TRABALHO, SÓ NÃO FALTA ASSÉDIO E OPRESSÃO

FALTA EFETIVO E CONDIÇÕES DE TRABALHO, SÓ NÃO FALTAM ASSÉDIO E OPRESSÃO

Com a empresa precisando ser urgentemente sucateada para atender a ordem de Privatização determinada pelo Capitalismo internacional, com o aval do atual governo, a ECT está sendo desmantelada literalmente para favorecer a iniciativa privada.

Na verdade, é uma política proposital para colocar a imprensa burguesa, a opinião pública e a população contra a categoria de correios, para justificar a venda da ECT. O CDD Oeste é o protótipo fiel dessa situação. Os trabalhadores relataram ao Sindicato que já há algum tempo vêm trabalhando com um quadro extremamente reduzido em relação ao efetivo, que já é insuficiente para atender a demanda do serviço. Desde o início da Pandemia, como os Correios não pararam as atividades em nenhum momento, foi praticamente impossível evitar o elevado índice de absenteísmo e centenas de mortes nos Correios, causadas pela contaminação e proliferação da COVID-19 nas unidades laborais da ECT em todo país.

Esse déficit de funcionários não é reflexo apenas da Pandemia, mas da falta de Concurso Público desde 2011, PDV’s , PDI’s e um alto índice de afastamentos relacionadas a sobrecarga de trabalho como;  bico de papagaio, bursite, tendinite, desvio de coluna, doenças psicossociais, psiquiátricas, síndrome de bournout, contaminação sem precedentes da COVID-19 pela nova variante Ômicron, ect.

Segundo relato dos carteiros, a média diária de objetos qualificados está sempre acima de cem e com essa rotina desgastante não há psicológico que resista. Esse tipo de situação é uma das principais causas de stress e doenças psíquicas, e ainda aumento de dependência química.

Diante desse contexto de alto índice de trabalhadores doentes, tanto pela COVID quanto pela pressão, devido a exorbitante carga de trabalho, a gestão do CDD Oeste, para tentar reduzir o número de ausências na unidade, vem a cada dia aumentando mais e mais a opressão e assédio aos trabalhadores. Os companheiros da unidade denunciaram ao sindicato que a gestão realizou uma reunião no setor para “agradecer” os trabalhadores que não estão afastados. A gestão da unidade tenta passar uma mensagem caluniosa a respeito dos trabalhadores em tratamento, como se estes trabalhadores pegassem atestado por brincadeira. Ignora completamente sua responsabilidade administrativa, sendo o gestor o responsável direto pela proliferação do vírus na unidade contaminada, quando não exige e faz cumprir a determinação judicial do sindicato, que obriga a higienização imediata da unidade contaminada, o afastamento de todos os empregados do setor contaminado, inclusive da gestão, para testagem sob a responsabilidade financeira da ECT.

Não bastasse estes despreparos e desrespeitos da gestão do CDD Oeste, que é responsável legal por aquela unidade e a decorrência de todos os casos omitidos até então por ele, ainda solicita apoio de outras unidades laborais, colocando em risco todos os demais companheiros de trabalho saudáveis, lotados em outras unidades, que muitas vezes sai do setor, ao qual foi dar apoio, contaminado, levando o vírus para sua casa e contaminando seus familiares.

Um completo desrespeito, tendo em vista que a péssima gerência do setor, que vem a cada dia piorando a qualidade de vida no trabalho dos companheiros. O impacto dessa postura no clima da unidade é evidente, pois já reina o clima de desânimo, medo e tensão entre todos os funcionários do setor. Quando os companheiros informam para a chefia que precisarão se ausentar, devido algum problema de saúde, são sempre recebidos com “cara feia” e resmungos por parte da gestão.

Importante sempre lembrar, que na maioria dos setores dos Correios essa animosidade tem levado a constantes atritos entre funcionários e a chefia, criando um ambiente hostil. O SINTECT-MG está muito preocupado com essa situação que não é uma particularidade no CDD Oeste, e entende que já passou da hora da Medicina do Trabalho da Empresa cumprir o seu papel, sob pena de denuncia no (MPT) Ministério Público do Trabalho.

DIANTE DE TODAS AS INFORMAÇÕES APURADAS, O SINTECT-MG SOLICITA QUE OS EMPREGADOS “CONVOCADOS/CONVIDADOS” PARA PRESTAR APOIO NA UNIDADE CDD OESTE DURANTE OS PRÓXIMOS 10 DIAS, QUE NÃO PRESTEM SERVIÇO NA UNIDADE. EXISTE UM FOCO DE CONTAMINAÇÃO NO SETOR E A GESTÃO ESTÁ COLOCANDO SUA VIDA E DE SEUS FAMILIARES EM RISCO.

DIGA NÃO À CONTAMINAÇÃO INTENCIONAL DA COVID-19.

FORA GESTÃO DO CDD OESTE!

CHEGA DE OPRESSÃO!

PELA SAÚDE DOS TRABALHADORES