CDD BH LESTE (OPERANDO COMO CEE) - PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE TRABALHO, SOBRECARGA, FALTA DE ESPAÇO FÍSICO, E MUITO RISCO PARA OS TRABALHADORES

Como a ordem dos que comandam a economia mundial é privatizar, principalmente o imperialismo norte americano, o Governo Bolsonaro segue à risca essa determinação e a direção da ECT coloca em prática explorando exaustivamente os trabalhadores. A política do sucateamento é uma rotina em todos os setores dos Correios, principalmente na área operacional.

Os trabalhadores do CDD Belo Horizonte Leste denunciaram ao Sindicato a situação insustentável a qual estão submetidos. Como o CDD também funciona como CEE, em virtude de readequação organizacional da ECT que visa unicamente aumentar a exploração nos setores de trabalho, o espaço físico, que já era pequeno, não comporta as atividades de CDD e CEE num mesmo espeço físico, ainda mais no período de pandemia onde os trabalhadores tem que disputar espaço para realizar suas atividades diárias, sem distanciamento mínimo e muitas vezes, encostando uns aos outros devido ao espaço insuficiente da unidade de trabalho.

É comum chegar ao CDD Belo Horizonte Leste e encontrar trabalhadores com dificuldade no carregamento dos veículos, organização de distritos e as saídas para as entregas, havendo disputa de vagas entre os próprios motorizados. Como o prédio está localizado numa curva, isto dificulta a manobra de veículos, pois há diversos pontos cegos, quanto ao trânsito local. Com isso, as encomendas ficam expostas na rua, no momento de carregamento dos veículos, em pleno passeio, sendo um atrativo para pessoas estranhas ao setor.

Há relatos que por mais de uma vez um “cliente” adentrou o setor, aproveitando a falta de segurança e exigindo a entrega de sua encomenda. Como o número de veículos aumentou a garagem do prédio também não comporta a demanda, às vezes, para retirar apenas um veículo têm de manobrar cinco, causando um período improdutivo enorme. Diante de tamanha adversidade, para escoar as encomendas, os funcionários às vezes efetuam até três saídas no dia, um completo absurdo e que vai completamente contra os manuais internos da ECT que prevê apenas uma saída de entrega externa ao dia.

Mesmo sendo indagado diversas vezes pelos trabalhadores do setor, a gestão da unidade não sabe informar o motivo da transformação/junção do CDD BH Leste em CEE, uma vez que as condições de trabalho estão cada dia pior, agravada ainda pela situação de pandemia ao qual os trabalhadores são obrigados a ficarem aglomerados nos setores de trabalho, aumentando a cada dia o risco iminente de contaminação, pois todos sabemos que a ECT não faz qualquer higienização nos setores de trabalho, tampouco as limpezas básicas necessárias, sendo este, o cenário perfeito para a proliferação e contaminação indiscriminada do COVID-19, agravada pela variante Ômicron. E é exatamente isso que estamos vendo nas unidades laborais, aumento sem precedentes da contaminação dos trabalhadores diretos e indiretos, em virtude de aglomerações e falta de limpeza da ECT.

É fundamental chegar ao conhecimento do Sindicato todo tipo de denúncia. O SINTECT-MG tem encaminhado ao Ministério Público do Trabalho – MPT uma série de irregularidades recorrentes dentro do âmbito da Empresa e vamos acompanhar todas as demandas das unidades e os desdobramentos destas denúncias, mantendo informados os ecetistas da nossa base de atuação. Por outro é importante Categoria entender que só a mobilização, conscientização e seguir as orientações do sindicato poderá dar um basta nesta situação.

NÃO À PRIVATIZAÇÃO DOS CORREIOS!

A VIDA VALE MAIS QUE O LUCRO!