SINTECT-MG ORIENTA, NÃO FAÇA ACORDO INDIVIDUAL COM A CHEFIA!

ATENÇÃO!

O SINTECT-MG faz um alerta!

A instalação dos pontos eletrônicos, nas unidades, segundo informações coletadas pelos empregados de cada setor de trabalho, é uma tentativa de operacionalizar o banco de horas. Importante relembrar que esta categoria rejeitou de forma unânime a implantação do banco de horas nas assembleias das negociações coletivas ocorridas no ano passado e a ECT vem tentando implantar o banco de horas travestido de ponto eletrônico.

A direção da ECT, de forma desrespeitosa, tenta a todo momento dar o golpe nos trabalhadores oferecendo tratativas individualizadas (acordo individuais), que configuram a tentativa de implantação do banco de horas na prática.

Fique alerta! O banco de horas nada mais é do que uma ferramenta para aumentar ainda mais a exploração dos trabalhadores e já foi completamente refutado pela FENTECT e seus sindicatos associados no último dissídio coletivo de trabalho. Ainda há uma ata onde a ECT, em reunião da diretoria executiva, tira de pauta a tentativa de implantação do banco de horas, conforme documento em anexo a esta matéria.

Sobre os lançamentos de atestados médicos aos quais os gestores alegam que é obrigação do funcionário, É MENTIRA! O MANPES – MÓD. 19, CAPÍTULO 19, ANEXO 4 Item 7 é claro ao dizer que é OBRIGAÇÃO do gestor imediato lançar todo e qualquer afastamento do trabalhador, vejamos:

ANEXO 2: REGRAS A SEREM OBSERVADAS PARA CONSULTA/TRATAMENTO/ ACOMPANHAMENTO POR PROFISSIONAIS DE SAÚDE

...

7 A chefia imediata fica obrigada a proceder o devido registro de afastamento do empregado, sob pena de responder administrativamente por sua omissão, sem prejuízo das demais sanções penais e cíveis aplicáveis ao caso concreto. (Grifo Nosso).

Portanto, o ponto eletrônico não pode ser usado pela chefia imediata para fazer acordos individuais e tentar incutir nestes acordos, a aceitação tácita do empregado ao banco de horas. O SINTECT-MG orienta, não assine nenhum documento que represente acordo individual sobre flexibilização das horas de trabalho, mesmo que no primeiro momento pareça benéfica à você. A ECT nunca oferece nenhum benefício ao trabalhador, tudo o que recebemos ou temos de vantagens foi conquistado com muita luta, inclusive com demissão de colegas de trabalho no passado, e não é hoje que a ECT vai mudar de postura, ainda mais neste desgoverno que insiste em tentar privatizar a Empresa.

Essa flexibilização só favorece aos patrões, pois abre precedente inclusive para descontar horas negativas dos trabalhadores, tirando dinheiro do bolso do trabalhador, ainda com ameaça de responder processo administrativo em caso de realização de horas extras.

O SINTECT-MG continua acompanhando atentamente a situação e orientando os trabalhadores!

NÃO CAIA NO GOLPE!

NÃO AO BANCO DE HORAS!