• Rua dos Carijós, 141 - Centro - Belo Horizonte/MG
  • (31) 3080-0752 - (98277-2360) Zap
  • juridicosintectmg@gmail.com

Notícias

Visita técnica no CDD Norte comprova péssimas condições de trabalho

 

Representantes do SINTECT-MG, diretores/Tec. Segurança do Trabalho, juntamente com representantes da Empresa, gestor, coordenador e Tec. segurança do trabalho participaram de visita técnica para averiguar as condições de trabalho do CDD Norte.  A visita teve início às 14h00min do dia 31/05/2019, na sala da gestão do CDD Norte. Durante a atividade, várias situações relacionadas a organização, condições ambientais dos postos de trabalho, carga e descarga de objetos ao mobiliário etc. foram analisadas e as devidas orientações repassadas à direção da Empresa. O alerta quanto à saúde do trabalhador, os riscos de acidentes e as precárias condições de trabalho, ou seja, a segurança e a integridade física dos ecetistas foram pontos de debate, pois o entendimento da representação sindical é que tais aspectos têm que ser respeitados acima de qualquer situação.

As dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores começam já na entrada do setor. Devido à péssima localização da unidade, situada na AV PEDRO II, via de trânsito intenso, alguns carteiros são obrigados a fazer a travessia entre veículos automotores em velocidade, bem no ponto de entrada/saída da trincheira. Não há sequer uma faixa para travessia de pedestre.

Já na parte interna do CDD Norte, a situação é ainda mais caótica. Só para se ter ideia, para facilitar a triagem e ordenamento das correspondências, as luminárias estão sendo acopladas nos escaninhos, amarradas com fitilho; a maioria das lâmpadas para a iluminação do salão não estão funcionando, o que torna o ambiente de trabalho inviável para a prática laboral. Também foi observado muita sujeira e poeira (resíduo pulverulento), principalmente nos banheiros que atendem os trabalhadores, no salão e no mezanino. Para complicar ainda mais a situação, os banheiros e refeitórios são no mesmo ambiente.

Os extintores de incêndio são outro ponto de forte preocupação, pois estão posicionados de forma incorreta, inclusive escondidos atrás dos escaninhos. A saída de emergência é obstruída por escaninhos, o que coloca a vida do trabalhador em risco em caso de incêndio, assim como ocorreu em várias outras situações em que setores dos Correios, por algum motivo “misterioso”, pegaram fogo.

Na avaliação realizada ficou constatado o total sucateamento do posto de trabalho por parte da direção da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafo (ECT). Em resumo, o que ocorre no CDD Norte é que a direção da Empresa confina os trabalhadores em um local totalmente inapropriado e fora de qualquer padrão estabelecido por Lei referente ao clima ambiental de trabalho. A Estatal está sendo desmontada e a vida do trabalhador sendo colocada em risco.

Estamos diante do maior esquema NEOLIBERAL já visto no Brasil, onde a vida dos trabalhadores “VALE” muito pouco. Inclusive o próprio presidente da República e seus ministros não fazem questão de esconder tal política, não é a toa que o governo tenta emplacar o lema: “mais empregos, menos direito”. Na verdade, menos direito significa menos condições de trabalho e o assassinato de milhares de pais e mães de família, assim como ocorreu na mina “Córrego Do Feijão”, no município de Brumadinho/MG.

Estamos diante de um governo que quer tirar tudo o que o trabalhador conquistou a base de muita luta. O SINTECT-MG convoca toda a categoria a permanecer mobilizada para enfrentarmos juntos, ombro a ombro, mais essa batalha tão difícil que nos cerca.

EM DEFESA DE UM CORREIO PÚBLICO E DE QUALIDADE!

EM DEFESA DE MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO!

EM DEFESA DE MELHORES SALÁRIOS!

NÃO À REFORMA DA PREVIDÊNCIA!

NÃO À PRIVATIZAÇÃO!