Em visita ao CDD Sion, região central de Belo Horizonte, o Sindicato mais uma vez presenciou as dificuldades enfrentas pelos carteiros que utilizam os veículos da ECT.
Ainda na porta do setor, os diretores do SINTECT-MG testemunharam a dificuldade e as inúmeras tentativas de um carteiro motorizado para conseguir ligar a moto e sair para o trabalho. Questionado, o trabalhador respondeu que “É necessário ser herói para fazer o nosso trabalho todos os dias”. Somente após muita insistência é que o funcionário conseguiu ligar o veículo e, enfim, sair para realizar as entregas.
Este é o resultado do sucateamento proposital dos Correios, promovido por aqueles que comandaram a Empresa nos últimos anos. A tática do atual governo é de ampliar este sucateamento para que a prestação de serviço piore, mesmo com todo heroísmo dos funcionários, colocando parte da população cada vez mais a favor do fim dos Correios enquanto empresa pública.
Esta não é a primeira denúncia sobre o sucateamento da ECT, e pelo visto não será a última. Isso sem falar que a política de desmonte exige mais ainda do funcionário, que precisa se desdobrar e, em alguns casos, trabalhar por três ou quatro funcionários. Ao se desdobrar, o ecetista adoece pelos esforços físicos e pela pressão psicológica exercida pelos gestores que, diga-se de passagem, são totalmente despreparados.
O momento é de lutar e exigir que a ECT resolva estes problemas, que não são isolados, mas uma prática de âmbito nacional. O SINTECT-MG convoca os trabalhadores a se mobilizar e a lutar por melhores condições de trabalho e equipamentos em condições decentes de uso. Para o CDD Sion, pedimos que a ECT faça uma revisão urgente nas motocicletas para evitar que situações como esta venha a se repetir.
NÃO À PRIVATIZAÇÃO DA ECT!
MANUTENÇÃO NAS MOTOS JÁ!